Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

Look all black: o mais democrático, ever!

Instagram

23 / 08/ 2016 em: 

 Manequim GG ; By Janice Piasson

O preto é, sempre foi e sempre será o eterno ícone da moda no mundo inteiro e adorado pelos mais consagrados estilistas. Yves Saint-Laurent já afirmou com maestria que “o preto simboliza a ligação entre a arte e a moda”. Concordam? Eu sim.

Look-all-black (4)

Mas antes de entrarmos no título deste post, que tal um breve passeio pela história da moda? Saiba que lá no século 19, a cor preta foi adota pelo vestuário da realeza, do clero, dos juízes e funcionários do governo em boa parte do solo europeu. Na mesma época, caía nas graças de poetas franceses, que começavam a beber da fonte do estilo neoclássico, que possui como tônica a discrição e a simplicidade. Na moda, o black color dá seu ar mais sublime no século 20 através das mãos da nossa revolucionária mademoiselle Coco Chanel, em um pequeno atelier parisiense. O pretinho básico, minimalista, definitivamente havia sido concebido em sua melhor forma.

 

“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame.”
(Chanel)

Coco Chanel working Paris atelier 1962 by Douglas Kirkland

(Coco Chanel pelas lentes de Douglas Kirkland’s, 1962)

Mas, para além de Coco Chanel, o preto sempre revelou-se como importante papel na sociedade, fazendo eclodir movimentos e ditando tendências. Quem haveria de esquecer o movimento de luto manifestado na vestimenta da Rainha Vitoria, na Inglaterra? E como não mencionar da presença do preto na arquitetura inconfundível do estilo gótico? E eis que dos tetos abobados e arcos majestosos, o preto embarcou sem cerimônias para a moda nos anos 80. Deixou-se envolver pela rebeldia, pelo punk rock e muito, mas muito preto. O status dark foi suavizado com o passar dos anos e ganhou referências grunges, assimetrias e modelagens oversized.

Look-all-black (1)

A sofisticação do pós-modernismo traduz bem a aura do preto, emprestando a elegância certeira para a mulher (e homem) da atualidade. Prova disso é que sempre está presente nas coleções de grifes renomadas, seja no verão ou no inverno. Reinventando-se ou mantendo-se clássico, ele reina absoluto no segmento têxtil e calçadista. Mas por que esta cor impera nos pantones do mundo criativo há tantos anos e ainda se mantém comercial e atemporal? Será que é pela sofisticação e sobriedade a que ele é associado? Ou pela ilusão de ótica que ele cria, afinando a silhueta? Ou ainda porque é uma cor neutra que cai bem com todas as outras cores? Ah, e como não se lembrar da praticidade que cria para a vida moderna? Saímos de casa as 7:00 da manhã, voltamos as 23:00 e a cor está intacta e livre de manchas. A resposta é sim, para todas as perguntas! Tem como não amar?

Look-all-black (2)

Algumas dicas para montar um look all black:

• Procure usar acessórios que iluminem a produção. Eu gosto muito de usar o dourado, mas prata e pedrarias estão liberadas!
• O sapato pode trazer vida ao look e colorir seu uso traz leveza e graça. Válido para bolsa também.
• Carregue na maquiagem e prefira os batons fortes.
• Use o preto com sabedoria. Não pega bem escolher a cor para ser madrinha de casamento ou num batizado.
• E saiba que usar preto num calor de 40º graus pode fazer você suar horrores! Então se joga no all black porque o verão só começa em dezembro!

Look-all-black (5)

São muitos os significados associados à cor preta. Luxo, elegância, reverencia e rebeldia secreta… Muitos mitos, crendices e culturas que inspiram a moda no mundo todo. Essa cor tem um mistério único de nos tornar poderosas. Atemporal, transita de forma fácil entre a luz e o obscuro. É obra prima e arte. Moderna, claro.

 

Fotos: Reprodução e arquivo pessoal



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Instagram

Comentários

2

Comente

2 comentários em “Look all black: o mais democrático, ever!”

  1. Marina disse:

    Amo usar preto! Elegância garantida!! Valeu pelas dicas!! Beijo

  2. Manuela Guedes disse:

    Adorei o tema! Eu sou totalmente do preto. Fiquei feliz em saber mais sobre o conceito da cor.

Você vai gostar também:

  • Sobre quem eu sou, porque estou aqui e os rumos do Lado GGSobre quem eu sou, porque estou aqui e os rumos do Lado GG É sempre muito bom falar sobre o que a gente gosta, mais do que isso, é muito bom falar sobre o que a gente é. Eu assumo o Lado GG com uma missão muito importante: além […]
  • Jacket Bomber: um curinga para chamar de seu A jacket bomber foi inspirada nos uniformes dos pilotos da força aérea americana. No início, a padronagem era mais masculina e logo foi usada como uniforme do High […]
  • Foi pouco tempo, mas valeu.Foi pouco tempo, mas valeu. Não é fácil despedir-se, ninguém gosta. Mas, as vezes é preciso. As despedidas envolvem sentimentos.  Não só os seus, mas de outros também. Foi uma bela jornada neste […]