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Perguntas e respostas sobre a prática de exercícios físicos

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26 / 07/ 2016: 

 By Kelly Amado

Depois de um tempinho fora do ar aqui no blog volto agora com força total e recomeço desvendando as maiores dúvidas de vocês sobre exercícios físicos. Decidi levar as perguntas que as minhas amadas cinturetes do grupo Tight Lacing Fitness me enviaram para o educador físico Jonas Koch, do Equilíbrio Centro de Condicionamento Físico.

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Garota Proteína – Existem exercícios que podemos fazer facilmente no dia a dia para fortalecer glúteos e coxas?

AGACHAMENTO! Agachar com certeza é o melhor exercício para coxa e glúteo.

 

GP – Quais os melhores exercícios para deixar os glúteos mais arredondados?

JK – Exercícios como agachamento e suas variações (afundo, passada, avanço) são ótimos para os glúteos. Também trazem excelentes resultados os exercícios com dominância de movimento na articulação do quadril, como levantamento terra, Stiff, pontes, etc.

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GP – Quais os melhores exercícios para aumentar coxa? E quantas vezes por semana é o ideal treinar a parte inferior para quem busca hipertrofia?

JK – Todo e qualquer exercício que trabalhe a coxa (que crie movimento na articulação do joelho) pode gerar hipertrofia. No entanto, para hipertrofia o que mais importa é COMO você faz é não O QUE você faz. Ou seja, quando objetivamos hipertrofia é muito importante a intensidade do treino e o estresse que ele vai gerar. E sobre frequência, isso vai depender da intensidade e volume que você conseguir usar no treino. Quanto maior a intensidade, maior o período de recuperação necessário. Lembre-se: a hipertrofia acontece durante o repouso e não durante o treino.
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GP – Como reduzir gordura abdominal sem perder a massa muscular adquirida? Como se livrar daquela indesejável gordurinha localizada ou dos flancos que insistem em permanecer?

JK – Aí a alimentação tem um papel fundamental. Infelizmente a musculação não queima “gordura localizada”, o treino tem impacto na nossa musculatura, aumentando assim nosso metabolismo. A gordura será “queimada” com a combinação desse aumento do metabolismo com uma alimentação adequada com o objetivo.

 

GP – É possível reduzir culote apenas com exercícios?

JK – Sem controle alimentar é bem difícil. O treino até pode produzir algum resultado, mas um resultado estético expressivo somente combinando os dois: treino + dieta.

 

GP – É possível aumentar o quadril com exercícios?

JK – É possível aumentar os glúteos, criar um formato mais arredondado e diminuir a flacidez, porém, o aumento do quadril nas laterais não é possível de forma natural, pois depende da condição genética de cada pessoa.

 

GP – Qual a melhor maneira de dividir o treino para quem visa hipertrofia?

JK – Isso depende do nível do aluno, da intensidade que ele consegue colocar no treino e do volume que ele suporta. Para alunos iniciantes/intermediários, uma divisão de dois treinos com membro superior em um dia e inferior no outro pode funcionar bem. Já alunos mais avançados podem dividir em 4 ou 5 treinos colocando mais ênfase em cada musculatura.

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GP – É possível ganhar massa muscular com treino em circuito que mistura aeróbico com musculação?

JK – Não é a maneira mais eficiente para grandes ganhos, mas é possível sim.

 

GP – Como perder o excesso de massa gorda dos braços sem ficar com eles muito definidos?

JK – Dieta e treino. Sem muita ênfase nos exercícios para os braços.

 

Então é isso marombinhas, espero que vocês tenham gostado das dicas para treinar com mais conhecimento. E nunca é demais lembrar que não existe mágica ou milagre para começar a praticar exercícios físicos com uma certa frequência, pois o maior desafio é superar a força de vontade!

Bye, bye e até o próximo post, meus amores!

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Fotos: Divulgação/Equilíbrio Centro de Condicionamento Físico

 

 



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