Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

Por que o Instagram é a pior rede social para a saúde mental?

Instagram

26 / 05/ 2017: 

 By Bruna Schneider

Há alguns dias foi divulgado um estudo britânico que concluiu que o Instagram, sim, o nosso amado aplicativo de compartilhamento de fotos cheias de filtros lindos, é a pior rede social para a saúde mental de jovens. Na mesma cesta estão Facebook e Snapchat, mas com avaliações um pouco melhores.

 

“Os jovens que passam mais de duas horas por dia em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram estão mais propensos a sofrerem problemas de saúde mental, sobretudo angústia e sintomas de ansiedade e depressão”, diz o estudo, realizado pela Real Sociedade de Saúde Pública do Reino Unido e pela Universidade de Cambridge.

Dentre os fatores que a pesquisa levanta está o fato de que o Instagram reforça sentimentos negativos como ansiedade e afeta a autoestima dos usuários.

 

Já levantei este tema aqui no blog algumas vezes. Sim, o Instagram é a rede social da vida perfeita. A regra é ser jovem, bonito, magro, comer comidas lindíssimas e participar de todos os eventos sociais que puder. Vamos combinar: é uma tarefa bastante difícil.

 

Há alguns meses eu tenho tentado melhorar o meu estilo de vida, praticando mais atividades físicas e me alimentando um pouco melhor. Um dos primeiros passos que dei foi deixar de seguir algumas dezenas de páginas de comida no Instagram, afinal, uma imagem de uma torta, independente do momento, vai me deixar esfomeadíssima. Além disso, comecei a seguir alguns perfis de pessoas que levavam um estilo de vida mais saudável.”Pode me inspirar”, pensei.

Errado.

Aquele punhado de imagens de mulheres fazendo exercícios às 5h da manhã e comendo um abacate de almoço me deixou muito mal. Me sentia culpada o tempo todo por não estar fazendo a coisa certa e comer um prato de massa me lembrava que eu estava cometendo um grande pecado. Não dá, né?

 

Minha decisão foi deixar de seguir todos esses perfis. Ajudou, é claro. Mas é inevitável não sentir um desconforto ao ver alguns conhecidos seus em festas e badalações enquanto você está gripada em casa assistindo Unbreakable Kimmy Schmidt. E é isso que o estudo reforça, que a imagem que as pessoas passam no Instagram é de que suas vidas são perfeitas, e quando você vê tudo isso de longe acaba se perguntando o motivo de não ser tão feliz assim.

 

Apesar de ser uma rede social com intuito de fazer as pessoas se divertirem, o Instagram pode ser bastante nocivo para a saúde mental de qualquer pessoa. Usar com moderação pode ser uma boa saída, assim como não se intoxicar com o clima de vida perfeita.

 

Fotos: Reprodução/Instagram

 



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Instagram

Comentários

0

Comente

Você vai gostar também:

  • Somos um bando de mentirosos? Sim!Somos um bando de mentirosos? Sim! Quem nunca, em um domingo à noite, em um misto de dor e sofrimento pelo fim do final de semana, abriu as redes sociais e pensou: “Poxa, só eu que me sinto assim?”. Não […]
  • Detox de início de anoDetox de início de ano As nossas vidas, assim como armários e gavetas, podem se tornar bagunçadas com o passar do tempo ao acumular pencas de coisas que ou não servem mais ou perderam a […]
  • A gente não sabe lidar com diferençasA gente não sabe lidar com diferenças Acredito que 80% dos problemas mundiais poderiam ser resolvidos se nós aceitássemos melhor as diferenças. É difícil, né? Diria até que é quase utópico afirmar que […]