Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

Porto Alegre sedia a inédita 2ª edição da Noite dos Museus

Instagram

27 / 04/ 2017 em: 

 CultLifestyle ; By Redação Margot

O evento que transformou Porto Alegre no último outono, fazendo a cidade pulsar com a visitação noturna de oito espaços culturais volta a acontecer na capital dia 20 de maio, abrindo dez endereços para visitação gratuita com horário inusitado, das 19 horas à meia-noite e com pocket shows de importantes nomes da música local.

O projeto Noite dos Museus foi ampliado com a inclusão de mais dois museus no circuito de visitação. Além dos espaços que participaram da primeira edição – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea (MACRS), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta e Fundação Iberê Camargo – neste ano o Instituto Goethe e um décimo local ainda a ser anunciado também farão parte da noite cultural e receberão a iluminação artística que já é característica do evento.

Depois de mobilizar mais de 16 mil pessoas em 2016, a iniciativa espera atrair um público ainda maior e consolidar o Noite dos Museus no calendário cultural da cidade. “Os museus tornam-se palco de um encontro comunicativo, ligado à produção artística. Tudo isto facilita, fomenta e valoriza a ocupação de espaços públicos, gerando a sensação de pertencimento do cidadão e criando uma nova perspectiva de relacionamento com a cidade”, avalia Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus no Brasil.

 

Além de contemplar a arte em suas mais variadas formas, o evento segue investindo em mobilidade urbana, promovendo diferentes formas de se locomover pela cidade durante a noite. Serão novamente indicadas diversas opções de circulação pela capital, que incluem caminhos de ciclovia para percorrer de bicicleta, trajetos a pé, de carro e linhas de ônibus.

Inédito no Brasil até o ano passado, quando Porto Alegre sediou a primeira edição do evento, o Noite dos Museus é inspirado no já tradicional projeto europeu Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), que existe há 19 anos em Berlim, na Alemanha. A iniciativa tem como objetivo incentivar a visitação de museus da capital, atraindo novos públicos e mostrando à população que conhecer um espaço de memória está longe de representar uma visita a um local estático, responsável apenas por conservar relíquias. Com esta proposta, crianças, jovens e adultos podem percorrer as diferentes salas de exposições, apreciar os acervos, além de desfrutar gratuitamente de diferentes apresentações musicais.

 

SERVIÇO

NOITE DOS MUSEUS
Dia 20 de maio
Sábado, das 19h à 0h
Entrada franca

Classificação: Livre

 

ENDEREÇOS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega – Centro)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega – Centro)
Museu de Arte Contemporânea – MACRS (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Planetário (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)
Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)
Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal)
+ um décimo local a ser anunciado em breve

 

Fotos: Felipe Fraga/Divulgação

 

 



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Instagram

Comentários

0

Comente

Você vai gostar também: