Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

PUBLI MARGOT

Entenda quais são os benefícios do treino metabólico

Instagram

23 / 03/ 2016 em: 

 BeautéFitness ; By Tuani Mallmann

Já falamos aqui diversas vezes que somos team treinamento funcional. Todas as Margots, desde que conheceram essa modalidade de exercício, se apaixonaram completamente e não vivem mais sem. Para facilitar, já fizemos post explicando as diferenças entre musculação e funcional, pra você que quer fugir da monotonia dos treinos de força, já demos algumas dicas para o tão famoso empurrãozinho inicial acontecer, e até sobre disposição hormonal já falamos. Hoje o assunto que queremos trazer aqui é bem importante também: quais os benefícios do treino metabólico?

benefícios do treino metabólico

Se você não faz ideia do que possa ser o treino metabólico, esse post é pra você. Conversamos com o educador físico e profissional do Equilíbrio Centro de Condicionamento Físico Jonas Koch. Ele conversou com a gente para simplificar em três breves perguntas tudo o que você precisa saber.

 

Então, vem entender direitinho quais são os benefícios do treino metabólico:

benefícios do treino metabólico

Margot Magazine – Um dos trabalhos que vocês fazem é o treino metabólico, como parte do treinamento funcional. Explica pra gente o que é e como funciona o metabólico?
Jonas Koch – Normalmente o treinamento cardiovascular é trabalhado em exercícios repetitivos e, algumas vezes até monótonos, através de caminhadas e corridas continuas, de baixa intensidade e longa duração. No entanto, vários estudos hoje já mostram que podemos ter os mesmos resultados (e as vezes até superiores) com treinamentos de maior intensidade e média-curta duração. Seguindo essa ideia, aqui no Equilíbrio usamos o metabólico como a parte cardio do nosso treino. A ideia é usar treinos curtos, intensos, variados e muito motivantes.

O que procuramos é um treino de alta intensidade que tem como objetivo “dar uma alterada no nosso metabolismo”. Ele quebra o equilíbrio do organismo (homeostase) exigindo uma maior quantidade de energia para esse organismo se reestruturar. É uma parte do treino que “estressa” todo nosso sistema energético e muscular. Quanto maior a intensidade do metabólico, maiores serão as alterações causadas no organismo e consequentemente maiores os resultados obtidos, tais como emagrecimento e condicionamento físico.

 

Margot – O que o metabólico tem a acrescentar na rotina de treinos?
Jonas – O metabólico normalmente é feito depois do treino de força e tem como objetivo (além de um grande gasto calórico) trabalhar outras valências físicas como condicionamento cardiovascular, coordenação, equilíbrio, agilidade e potência.

 

Margot – Todo mundo precisa e pode fazer esse treino? Como ele é pensado para cada aluno?
Jonas – O metabólico requer alguns cuidados. O principal objetivo do TM é trabalhar em alta intensidade, para obter maiores resultados, mas nem todos estão aptos a trabalhar com essa alta intensidade e infelizmente não terão todo o beneficio que o treino pode oferecer. Mas, claro, isso não quer dizer que ele não possa ser feito e que não trará resultado nenhum.

O professor tem que saber diferenciar que o que é alta intensidade para mim é diferente de alta intensidade para você. E essa é a importância de treinar em um lugar onde o professor conhece o aluno, suas limitações e dificuldades e adapta o treino para cada um, buscando o melhor para o aluno dentro de uma boa margem de segurança.

O maior cuidado que devemos ter é quando o aluno apresenta uma lesão ou patologia. Normalmente, quando treinamos em alta intensidade, a chance de realizarmos um movimento errado, sem controle, é maior. Por isso em muitos casos o TM é contraindicado. Aqui no Equilíbrio o metabólico tem uma progressão de intensidade conforme o aluno vai evoluindo. Os primeiros treinos têm o objetivo de “apresentar” o TM ao aluno e ir preparando ele para treinos mais intensos.

 

Fotos: Reprodução/Pinterest

 

instagram.com/margotmagazine

 

 

 



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Instagram

Comentários

1

Comente

Um comentário em “Entenda quais são os benefícios do treino metabólico”

  1. Helena disse:

    Que matéria maravilhosa!! Sou fã deste tipo de conversa…

Você vai gostar também:

topo

NÃO, OBRIGADO.