Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

Transtornos de Ansiedade: 6 abordagens sobre o mal do século

Instagram

08 / 06/ 2017 em: 

 Check-upLifestyle ; By Marcela Brown

Fenômeno infanto-juvenil incontestável lançado em 1980, O Menino Maluquinho tornou-se obra icônica da meninice e da infância tal qual nos era apresentada naquela década: longe da selfiemania, dos jogos on-line, do wi-fi e da compulsão por compartilhar particularidades do nosso lifestyle nos feeds das redes sociais. O personagem de Ziraldo perpassou gerações sendo lembrado pela sua marca registrada: nas ilustrações, macaquinhos no sótão, pulando de galho em galho, faziam alusão às ideias, pensamentos e traquinagens mirabolantes advindas da mente de um garoto em meio à infância feliz.

Macaquinhos do bem:  quando ideias saltitantes são saudáveis à infância e à fase adulta
Mas a alegoria dos macacos no cérebro não é exclusividade do Menino Maluquinho. Psiquiatras e outros profissionais que atuam junto à saúde mental equiparam nossa mente inquieta, repleta de pensamentos, ideias, lembranças, preocupações e angústias aos tais macacos, que locomovem-se livremente em nossas cabeças, conduzindo nossas ações e sentimentos do cotidiano.

 

O problema é que, nem sempre, diferentemente do caso do nosso personagem moleque dos anos 80, essas ideias saltitantes podem ser saudáveis à nossa mente e, por vezes, ao nosso organismo. Talvez por essa razão, cada vez mais a ansiedade vem sendo a causa de buscas incessantes em consultórios médicos e psiquiátricos: nós, brasileiros, somos oficialmente, segundo a OMS, os mais ansiosos do planeta.

 

Leia também:

Seminário de terapias integrativas aborda os Transtornos de Ansiedade

Prática de YOGA pode ajudar na qualidade da vida sexual

Os benefícios da Yoga para a sua vida

 

Trânsito estressante, descontrole da violência, acúmulo de tarefas, descuidos com a saúde física e bem-estar associados a outras preocupações como sustento familiar, medo de perder emprego ou de adoecer, são apenas algumas razões prováveis para termos alcançado esse ranking. Mais do que a importância de puxar o freio de mão e procurar ajuda profissional para solucionar ou ao menos amenizar o problema, há que se falar sobre um assunto que parece não calar mais em nossa sociedade atual: os Transtornos de Ansiedade (T.A.) são o mal do século?

 

Pensando não somente a necessidade de refletir e expor esse tema, mas também de enxergar nas terapias integradas (como Yoga, Meditação, Biodanza, Tai Chi, Acupuntura, Dança, psicoterapia, psiquiatria, microfisioterapia e nutrição) coadjuvantes mútuos e indispensáveis no tratamento dos T.A., a fisioterapeuta Christiane Zapelini, à frente do ZAPE, método de reequilíbrio interno, promoveu, no primeiro final de semana de junho, o Seminário de Terapias Integrativas nos Transtornos de Ansiedade com mais de 8 horas de palestras com 6 profissionais das diferentes áreas da saúde física e mental. Ao longo do encontro, a abordagem holística sobre os Transtornos de Ansiedade foi para além do tema central do seminário, sendo um convite à reflexão e às formas de vislumbrar em nossa saúde mental e equilíbrio interior a extensão de uma vida plena e feliz.

 

Confira a síntese das palestras através de 6 abordagens sobre os Transtornos de Ansiedade:

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Os Transtornos de Ansiedade
Por Dr. Douglas Staudt, psiquiatra

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Ao trabalhar os diferentes Transtornos de Ansiedade, o psiquiatra Douglas Staudt define a Ansiedade como “um temor inexplicável de algo que a gente não consegue definir, pois é mais fácil sentir do que explicar”. Sintomas como taquicardia, sudorese, sensação de perigo imediato, aquela pressa de concluir algo que nem começou são inerentes à Ansiedade. “É um sentimento de apreensão pela antecipação de um perigo não localizável. Aliás, uma das diferenças entre ansiedade e medo é justamente esta: o medo diz respeito a um perigo localizável, fácil de identificar, o que não ocorre na ansiedade.” Segundo Staudt, a ansiedade sempre esteve presente do ponto de vista biológico e histórico, sendo muitas vezes benéfica ao ser humano em suas diversas funções. No entanto, há que se alertar para a transição de uma ansiedade considerada “normal” para uma ansiedade que começa a ganhar conotações patológicas e, nessa direção, é preciso avaliar o nível de intensidade, duração, frequência, prejuízos causados e nível de sofrimento.

 

[“A ansiedade não é exclusiva de estressores abstratos, por vezes os
estressores podem ser reais, no entanto, causam imenso prejuízo”]

 

“Até certo ponto, a ansiedade nos traz benefícios, desperta a atenção, ativa a memória, a vigilância, mas a partir de um certo limite ela passa a causar sofrimento à pessoa”, pondera o profissional. Os Transtornos de Ansiedade envolvem uma gama de distúrbios, como fobias, Síndrome do Pânico, Agorafobia, Ansiedade Generalizada e Transtorno de estresse pós-traumático e cada um desses grupos de perturbações mentais merecem atenção especial.

 

Alguns sintomas de Ansiedade:

– Irritabilidade
– Impaciência
– Tremor / sensação de fraqueza
– Tensão / dor muscular
– Inquietação
– Fadiga fácil
– Resposta exagerada a surpresas
– Aumento do número de urinadas
– Rubor facial e calafrios
– Dificuldade em manter o sono
– Impaciência
– Sensação de bolo na garganta
– Sensação de falta de ar
– Palpitações
– Sudorese, mãos frias e úmidas
– Boca seca
– Formigamento
– Vertigens
– Náusea e diarreia

 

Medicina Integrativa no TA
Dr. Leandro Minozzo, médico nutrólogo

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Para Minozzo, a medicina integrativa é fundamental no tratamento dos Tratamentos de Ansiedade, especialmente em um tempo onde se pode deflagrar o adoecimento da nossa sociedade de forma cada vez mais precoce. “A medicina, ao mesmo tempo em que aponta avanços significativos, por outro lado ainda possui falhas muito grandes. Pode ser por falha médica, ou como a forma como o médico encara seu paciente, ou por não saber lidar com o adoecimento da população”, considera o médico nutrólogo, complementando que as pessoas se acostumaram a querer tudo rápido, inclusive o conhecimento da medicina. O profissional expôs ainda sobre o fato de que a ansiedade perpassa a questão da hiperconectividade imposta pela atualidade.

 

[“A internet e a conexão mudaram as formas de relacionamento e a ansiedade
está muito relacionada com o imediatismo, com esse processo de avatarização da vida.”]

 

Em uma visão integral do ser humano – física, mental e espiritual –, a medicina integrativa coloca o paciente como protagonista do seu próprio cuidado, enfatizando a compaixão como um dos principais elementos da visão holística do ser humano. Minozzo ainda levantou algumas práticas que, humanamente, poderia trazer alívio ou prevenir diferentes estados de ansiedade.

 

Terapias integrativas que reduzem a ansiedade:

– Convívio Social
– Parte lúdica
– Parte sexual
– Descanso
– Arte
– Contato com a natureza
– Ser criativo
– Religião / espirutualidade
– Fluxo (experiência de algo que goste, durante a qual você não perceba as horas passarem)
– Sentido da vida (processo anti-hiperconectividade)
– Mind fulness

 

Os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa no TA
Carlos Alberto de Assis, fisioterapeuta e acupunturista

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

“Se você começa a entrar em um padrão de excesso de ansiedade, você poderá vir a desenvolver algum transtorno de ansiedade”, considera Assis. A Medicina Tradicional Chinesa age no tratamento dos sintomas de ansiedade, amenizando o sofrimento de muitos pacientes.

 

[“A ansiedade é necessária, o problema está no excesso.”]

 

O fisioterapeuta expôs, ainda, sobre os quatro elementos da MTC e seus respectivos meridianos na busca da cura através dos pontos conforme a necessidade individual de cada pessoa.

 

Meridianos e os cinco elementos
– Coração / intestino delgado  Fogo
– Estômago/ baço  Terra
– Rins / bexiga  Água
– Fígado / vesícula biliar  Madeira

 

O uso da Terapia Floral e Terapias Alternativas no TA
Mariscélis Kirsten, terapeuta floral

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Para a terapeuta floral Mariscélis Kirsten, alguns erros de valores, como a prevalência do “ter” sobre o “ser”, bem como a do “eu tenho” sobre o “eu sou”, são fatores que, em alguma medida contribuem no processo de uma sociedade ansiosa. É na direção da cura e da busca do equilíbrio interno que, segundo Mariscélis, os florais podem ser coadjuvantes no tratamento dos distúrbios de ansiedade.

 

[“Os florais vêm para ajudar a manter o equilíbrio e amenizar a ansiedade.”]

 

“Ao buscar o equilíbrio das emoções através dos florais, é possível gerar a consciência do mundo interno e externo. É a terapia dos florais trabalhando questões de autoconhecimento”, explica a terapeuta, que atua com os Florais de Bach, que possuem 38 tipos de flores, escolhidas pelo próprio paciente através do método da figura das flores.

 

A importância dos grupos terapêuticos no TA
Carla Riegel, psicóloga e acupunturista

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Defensora da ideia de que o grupo terapêutico constitui forte aliado contra os Transtornos de Ansiedade, a psicóloga Carla Riegel é adepta do método Gestalt: “A partir do momento em que o paciente que sofre de ansiedade entende o aqui e o agora, ele não precisará de 20 anos de terapia. É o entendimento do presente como ferramenta para auxiliar no combate aos Transtornos de Ansiedade.”

 

[“A ansiedade é o futuro e a angústia é o passado.”]

 

A profissional enfatiza que os grupos terapêuticos uma importante munição contra diversos distúrbios mentais oriundos da ansiedade excessiva, pois é através dos grupos que o indivíduo contempla o outro como extensão de si próprio e entende que a busca do equilíbrio também reside na busca da compreensão da individualidade, ainda que em um contexto de coletividade.

 

Meditação no TA
Monja Kokai, psicóloga

Seminários sobre os Transtornos de ansiedade - Clínica Zape em Novo Hamburgo

Para a Monja e psicóloga, o nosso aparato sensorial é facilmente distorcido na sociedade atual e, em alguma medida, torna-se mais complexo compreender que o “dar-se conta” nem sempre é fácil. Cada adulto possui suas dificuldades e o desafio de lidar com elas. Partindo da premissa de que a meditação pode vir a ser o forte elo na busca de ampliar a consciência, auxiliando o indivíduo a ter uma percepção mais real, não somente de si mesmo ou daquilo que o cerca, ele poderá se tornar mais sábio e compassivo. “A meditação é uma possiblidade de a gente voltar à nossa verdadeira natureza. É ser mais feliz, mais espontâneo. E estar mais preocupado em ser do que ter sucesso. Cada vez mais a nossa percepção é provocada e fica cada vez mais difícil a gente se encontrar consigo mesmo.”

 

[” A gente acredita que somos eu separado, mas é preciso entender que mesmo
nesta relação de independência, impermanência e não eu, nós ainda intersomos.”]

 

Ainda segundo Kokai, é preciso sair da zona de conforto para que possamos retomar o presente e despertar a consciência. “O budismo prega que o sofrimento existe, não tem como evita-lo, é preciso acolher este sofrimento, mas, com a meditação, é possível remover as causas deste sofrimento”, define a Monja.

SOBRE A ZAPE
A ZAPE é um centro de tratamento de dor crônica e transtornos de ansiedade através das terapias integrativas. Essas duas patologias podem estar associadas ou não. Nem todos que sofrem de ansiedade têm dor crônica, porém, são duas enfermidades muito beneficiadas com o uso de terapias integradas, por isso o foco da casa são elas. O objetivo é a busca do reequilíbrio interno da pessoa, para que ela possa reestabelecer a saúde.
Endereço: Av. Dr Maurício Cardoso, 1904 – Centro | Novo Hamburgo
Site: www.zapereequilibrio.com
Fone: 51 | 3939 3902

 

Fotos: Margot Magazine/Especial

Ilustração: Ziraldo/Reprodução

 



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Instagram

Comentários

0

Comente

Você vai gostar também: