Acessar versão desktop

Aniversário dos Minions: minha festa infantil favorita

Instagram

11 / 11/ 2015 em: 

 LifestyleQue mãe sou eu ; By Marcela Brown

“Tornará algum dia essa frescura, essa despreocupação, essa necessidade de amar e a fé inquebrantável que se possui na infância? Poderá existir por acaso alguma época melhor do que essa em que as mais sublimes virtudes – a alegria inocente e a necessidade infinita de amar – são os únicos impulsos da vida?” (TOLSTOI, em Infância)

 

Há qualquer coisa de mágico em festinha de criança. Como um rito que nunca perde a essência de ser, estar, permanecer, ficar. Como um som que ecoa dizendo que é possível ser feliz na plenitude, focar no agora mas ao mesmo tempo se permitir vislumbrar um futuro cheio de sonhos totalmente realizáveis. Admitidos até onde possa ser possível sonhar, até onde possam voar todas as imaginações. Desde sempre nutro uma paixão pelas celebrações infantis. Primeiro porque já que criança é tudo de bom, ser criança é melhor ainda – e disso ninguém ousaria duvidar. Segundo pelo potencial inspirador que permeia toda esta magia, disposta a florescer em sua mais pura substância. Sou fã invicta da possibilidade de transformar emoções, fantasias e sentimentos em momentos únicos, pessoais e intransferíveis.

 

Aniversario_dos_ minions

 

Desde que meu filho nasceu, a cada ano me jogo de cabeça numa festinha pra ele. Confesso que tenho o hábito de deixar tudo para os 30 minutos do segundo tempo, mas com a ajuda da minha superprodutora, comadre, sócia, friend e parceira de organização de festas Fernanda Amado o resultado fica sempre interessante. Em outubro o Pedro completou 4 anos e, diferentemente de anos anteriores – quando utilizei um grande e lindo salão de festas em um condomínio fechado –, desta feita resolvi aderir a uma casa de festas, pela praticidade e porque meu filho simplesmente aproveita muito, impossível festeiro de marca maior. E essa festa, em especial, foi a minha favorita. Foram tantos elogios e perguntas sobre os fornecedores , decoração e tudo o mais que achei por bem compartilhar tudinho em um post destinado a mamães, titias, vovós, dindas e quem mais que goste de entrar no time da organização de festinha.

 

Aniversario_dos_ minions 01

 

Locação e cardápio

Quem escolheu a casa de festas foi praticamente o próprio aniversariante e isso sim foi feito com alguma antecedência para garantir a locação, né? Entrei um dia com ele para conhecer e ele se empolgou com todos os brinquedos e estruturas disponíveis num grau que foi impossível não se render. Local escolhido, data reservada. Como o próprio ambiente fornecia a gastronomia, a mim coube apenas escolher entre os cardápios. Optei por um mais básico porque mesmo o básico era muito completo e adaptei ao meu gosto, pois sou a louca dos canapés, dos salgados quentes mais incrementados e das batatas fritas… Docinhos eu sempre opto pelos mais tradicionais, mania minha mesmo, e complemento com outros com copinhos de chocolate que todo mundo gosta.

 

Aniversario_dos_ minions 02

Aniversario_dos_ minions 03

 

Tema

O segundo passo seria definir o tema da festa. Fácil? Quase impossível. Meu filho está numa fase em que cada semana ele se encanta por algum personagem, se fixa naquele filme, assiste-o dezenas de vezes e diz que vai querer a festa disso ou daquilo. Aí na outra semana já mudou a preferência. Mas, de tudo que foi, voltou e veio, ele nunca deixou de amar os minions – e eu também, até porque: como não amar os minions? E foi só falar de fazer a festinha dos minions que ele topou na hora e nunca mais mudou de ideia. Aleluia. Tema festivo definido, partiu google.
Sou um tanto seletiva para decoração de festa e normalmente acabo passando trabalho por causa disso, já que me envolvo muito mais porque quero fazer tudo ao lado de minha fiel escudeira. Selecionei na nossa santa internet as fotos que mais gostei e fui salvando numa pastinha. Claro que enquanto isso eu já estava fazendo a lista de convidados, a Fernanda já estava em produção com os convites, já tinham coisas estourando no orçamento e sendo eliminadas em 3, 2, 1… Pois, como disse, eu faço tudo meio na #vidaloka mesmo.

Aniversario_dos_ minions 04

 

Bolo Personalizado

Com ideias mentalizadas, inspirações web fluindo, parti para os doces personalizados, pois eu considero eles parte do layout da mesa principal. Eu nunca havia escolhido um bolo temático e, em algumas decorações eles fazem toda diferença, né? Achei que era a oportunidade certa para experimentar. Pesquisei daqui e dali e acabei me jogando numa indicação. A começar pelo ótimo atendimento, a confeiteira de mão cheia e expert em bolos personalizados Dione Quevedo me surpreendeu em todos os sentidos. A disponibilidade dela, boa vontade em compreender exatamente o que eu queria e ainda o fato de ter um preço justo e surpreender com um bolo lindo e muito, mas muito saboroso (escolhi o sabor de brigadeiro e beijinho), são as razões para que ela encontrasse em mim uma cliente fiel instantaneamente.

Aniversario_dos_ minions 07

Aniversario_dos_ minions 06

 

Cups e pirulitos personalizados

Ainda na parte dos personalizados, já virou tradição nas festinhas do Pedro os cup cakes de uma amigona supertalentosa que enche a vida da gente de doçura: a Lisi Doces e Salgados está sempre inovando e este ano, além de encomendar os cups diretamente da miniolândia com ela, pedi que fizesse uns pirulitos recheados de doce de leite com as carinhas dos minions também, para que desse uma alturinha na mesa e porque as crianças amam. Eu me apaixonei pelo resultado estético fofo e singelo que os produtos dela ofereceram ao composê da mesa: cups e pirulitos emprestaram a graça merecida à ocasião e o sabor gente… bom… foi cantar o Parabéns que crianças e adultos provaram tudo com vontade né, pensa numa delícia!

Aniversario_dos_ minions 09

Aniversario_dos_ minions 10

 

Mesa principal 

Personalizados definidos e dando o tom da mesa principal, idealizei uma mesa com o bolo no centro, e um minion de pelúcia em cada ponta com balões de gás para dar uma preenchida, já que eu, particularmente, não sou muito fã de voais nem muita informação, duas caixas de MDF para obter uma alturinha e bandeirinhas personalizadas made by dinda Fernanda. No dia levei tudo o que tinha em casa que achava que ficaria legal na mesa. Os minions o Pedro já tinha, um presente certeiro de Dia das Crianças, outros bonequinhos eu catei por aí. As caixas de MDF destinadas aos cups eu comprei e minha sogrinha pintou, pois sou zero capacitada para tal serviço. Legal é que ainda aproveitei as tampas delas como bandejas para os doces. Ah… tinha em casa um porta retrato azul e achei um panfletinho de minions que veio em algum brinquedo, olha que fofo ficou na mesa.

Aniversario_dos_ minions 12

Aniversario_dos_ minions 13

 

Também havia comprado os chapeuzinhos tradicionais de aniversário para as crianças usarem e dei uma personalizada, imprimi os olhinhos e recortei um por um e, como os elásticos que vêm nesses chapeuzinhos às vezes machucam os pequenos, comprei de outro tipo e troquei. Ficou uma graça na hora do parabéns a criançada com chapeuzinho na cabeça e ainda várias crianças foram de amarelo/azul, pois sugeri isso no convite. O bacana é que a ideia também era enfeitar a mesa com os chapéus e ficou muito joia mesmo! Ah… Havia sobrado muitos adesivos das lembrancinhas (já falo sobre elas), me passei nos cálculos e tive a ideia de aproveitar para colar em uma duplinha de Bis (lá vai a louca da Marcela na última hora pedir ao SOS vovó para comprar bis). Ficou um amor o resultado e incrementou legal a mesa, que no fim das contas era bem maior do que eu havia mentalizado. Por falar em mesa, era tão bonita a madeira dela que dispensei a toalha. Eu adorei o resultado final, ficou simples, bonito, econômico, com a cara do meu moleque sabe? Sem muita frescura mesmo.

Aniversario_dos_ minions 20

Os balões inflados a gás para ficarem lá nas alturas deram um truque bem interessante e essa parte deixei a cargo da loja de itens para festas Embalafest. Desde o 1º aninho do Pedro eu compro tudo com eles, porque o atendimento é bom, os valores são justos ou um pouco mais baratos em relação os demais estabelecimentos, dependendo do item procurado, e eles têm muita variedade de decoração. Alugam de tudo, até móveis se precisar. Então todos os descartáveis que usei nas mesinhas das crianças, além das tags personalizadas prontinhas para colocar nos docinhos, e balões, comprei tudo com eles. Eu havia feito adesivos de olhos de minions para colocar nos balões amarelos e deixei tudo na loja para que eles montassem o mix o mais perto possível da hora da festa. Ficou um amor, né?

 

Painel e mesas dos convidados

Nota dez para a minha cunhada, a artista plástica Bio de Almeida, que em dois dias abraçou minha causa e deu vida ao painel de MDF personalizado, feito à mão livre, para pendurar na parede ao fundo da mesa. Mas fica a dica: se você quiser encomendar, melhor se antecipar porque só durante a festa ela já foi bastante assediada com pedidos, todo mundo se apaixonou! Eu fiz num tamanho não muito grande para poder aproveitar no quarto dele depois. Pendurei na parede e ficou lindo! Mas dá para fazer do tamanho que quiser! A Bio ainda pintou um por um os vasinhos de cerâmica que foram dispostos nas mesas dos convidados com o G de Gru da miniolândia e a mim coube apenas comprar um tecido bem baratéx, mas que pudesse ser aproveitado em muitas festinhas ainda, bastou mandar fazer a bainha e colocar as varetinhas com balões e olhinhos de minions. Simples e fofinho.

Aniversario_dos_ minions 15

Aniversario_dos_ minions 21

Lembrancinhas

Eu adoro quando tenho ideias boas para lembrancinhas. Dessa, em especial, eu gostei bastante. A inspiração surgiu ao ver um pote de tinta amarela numa papelaria. Orcei em todas as papelarias para ver como ficaria o melhor preço do pote + pincel, mandei fazer na gráfica umas imagens para pintar e comprei os pacotinhos pardos para carregar a lembrancinha. Difícil foi não acabar com as unhas retirando o rótulo de todos os potes para colocar o adesivo minionês, mas depois de 45 potes eu já posso ministrar um curso sobre rótulos grudentos –  e se fosse hoje teria me saído bem melhor, graças ao know how ímpar que adquiri, hehe. Enfim, alguns potes foram até parar na mesa principal de tão bonitinho que ficou e até a hora dos convidados começarem a sair deixamos tudo exposto antes de colocar nos pacotinhos, tornou-se parte da decoração.

Aniversario_dos_ minions 16 Aniversario_dos_ minions 17

Miniolândia

E, para complementar, eu queria que o meu filho, Pedro, e sobrinho, Noah, usassem um macacão jeans para fazer as vezes de traje de Minions. A tia Bio de Almeida novamente emprestou suas habilidades para a mamãe louca aqui e personalizou os macacões com tinta para tecido. Agora olhem esses dois minions causando na pista de dança e me respondam: acham que a festa foi boa? Na verdade, foi inesquecível, tal qual uma festa de criança tem que ser.

Aniversario_dos_ minions 18

 

Fotografias

Ah… antes tarde do que nunca. Se tem algo de que nunca abro mão nas festinhas é de uma boa fotógrafa, com feeling para registrar cada momento especial… tipo menos pose, mais emoções. E a fotógrafa Ângela Jerkievicz faz isso com propriedade indiscutível. Além de amiga e queridona das Margots, ela captura com um quê de poesia instantes que se tornam eternizados na memória. Ela já havia clicado o 1.º Meeting das Margots e, após ver as fotos do nosso evento, também acionei para o birthday do prefeito do minimundo, oras! Aliás, essa dancinha do Pedro vai pra ti, Angel…

Aniversario_dos_ minions 23

 

Bom, era isso gente. Tudo muito singelo, dentro de um orçamento o mais compacto possível, nenhuma festa de outro mundo, mas exatamente do jeito que eu gosto e que eu sei que tem a cara do meu menino, um verdadeiro aniversário dos minions. Para mim foi um festão na medida certa! Eu sou daquelas que gosta de futricar em roteiros de festas alheias e dessa vez resolvi me aventurar aqui no Que mãe sou eu! Não custa tentar!

 

Algumas dicas de sites e blogs superbacanas para inspirar as festinhas de outros anivers: Querida Data, Blog Encontrando Ideias, Antes da Festa, Vestida de Mãe!

😉

 

Fotos: Ângela Jerkievicz/Especial

Instagram

Comentários

8

Comente

8 comentários em “Aniversário dos Minions: minha festa infantil favorita”

  1. Janice Silva disse:

    Festa perfeita! Adorei. Já sou fã da Fernanda Amado (que fez pra nós um lindo convite da Galinha Pintadinha no aniversário de 1 ano), da Lisi Salgados e Doces ( ela fez as maravilhosas joaninhas para os 2 anos), da Bio Almeida desde o porquinho cofrinho e do sensacional trabalho da Ângela. Parabéns, Marcela!

  2. Dione disse:

    Foi um enorme prazer saber que atendi as suas expectativas, adorei a matéria ficou linda e as fotos estão maravilhosas.

  3. Tuani Mallmann disse:

    Tava muito lindo mesmo! E dá pra ver no olhinho do Pedro como ele curtiu tudo ♥

  4. Fernanda Amado disse:

    A festa tava demais! Parabéns, mamãe! O alegria do Pedro deve ter pago todo o teu esforço e dedicação! ♥

  5. Marília Fernandes disse:

    Muito legal, Dinda! Amei a festinha, tudo impecável e lindo! Na próxima vez, se precisar de uma mãozinha, meus dotes de Relações Públicas estão à disposição, porque se tem uma coisa que eu amo organizar é festa. haha Beijão

  6. Maria Helena disse:

    Marcela querida. Adorei tudinho. Até os pontos e vírgulas. Porém, confesso ter ficado exausta. Não de ler teu texto, sempre com levevs própria da escrita de sua autoria. Exauri pela trabalheira na produção geral.
    Sem ser jurássica e saudosista, mas bons tempos aqueles em que os balões faziam a festa e a escolha cor já era a “decoração”.
    Parabéns. Valeu todo empenho. A festa do Pedro foi perfeita.
    Bjo

  7. Marcella Rocha disse:

    Boa Tarde,

    nossa amei a ideia da lembrancinha ..

    eu sou louca com os minions e meu filho faz 1 aninho em Junho e claro o tema sera esse .. e estava doida aki querendo algo diferente para a lembrancinha ia fazer o livro de colorir mais alguma coisa que não decidi ainda .. mais vendo a sua ideia achei mega interessante e mto diferente nunca tinha visto….

    Mais um pergunta: não deu confusao com as mamaes nao de estar dando tinta para as crianças devido a bagunça que podem fazer????? kkkk

    1. Marcela Brown disse:

      Oi querida, que bom que gostou! Na verdade, as mamães adoraram e ainda enviaram fotos dos seus pequenos fazendo arte com as tintas 😉

      Nos acompanhe sempre por aqui!

Você vai gostar também: