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Saiba escolher os alimentos pelo índice glicêmico

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16 / 01/ 2016 em: 

 BeautéBody ; By Kelly Amado

Depois de muito tempo sem postar por aqui devido a uma carga horária de trabalho meio surreal (mas abapha), estou novamente na ativa, cheia de disposição e com muitas ideias de posts para começar o ano com o blog a mil!

 

E vamos iniciando com algumas dicas para quem quer iniciar o ano com uma dieta mais restrita para eliminar os quilinhos extras adquiridos durante as festas de Natal e Ano Novo, porque né, não teve como não comer todas as delícias de fim de ano.

 

Daí que você acha que está tudo perdido porque morreeuuuuu comendo por um ano todo, mas não! Tem uma maneira muito fácil de perder peso, e o principal para você conseguir fazer isso é entender o que está fazendo e conhecer o índice glicêmico dos alimentos. Lembrando que, obviamente, ir a um nutricionista é sempre a melhor opção para uma dieta equilibrada. Mas com as dicas que vou dar hoje você já vai poder melhorar bastante sua alimentação.

 

Pra começar, você sabe o que é índice glicêmico? O índice glicêmico é o potencial que cada alimento contendo carboidratos tem em elevar a glicemia ou açúcar no sangue. Ele varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, ela vai causar a diminuição do índice.

 

Um dieta de baixo nível glicêmico inclui alimentos como farinha de trigo integral, arroz integral, aveia, legumes, sojas e vegetais no lugar de açúcar refinado, arroz e farinhas brancas, refrigerantes e batata. Isso leva a uma melhora nos níveis de colesterol e triglicerídios, diminuindo também a sensação de fome.

 

Alimentos de médio índice glicêmico, mas que são muito usados por atletas, são a batata doce e o aipim, que ajudam muito na dieta, principalmente para quem está em uma dieta para perda de peso. O importante é lembrar também que a quantidade que se for consumir também faz toda a diferença, hein.

indice-glicemico-1

O corredor deve manter uma ingestão de carboidratos distribuída de acordo com a sua atividade física. Antes de treinar por até uma hora, por exemplo, o indicado é o consumo de alimentos de alto a moderado índice glicêmico. Comer uma banana é opção mais correta.

 

Se for para um treinamento mais longo, ou se for passar mais tempo se exercitando na academia após uma corrida na esteira, procure consumir antes dessas atividades os alimentos de moderado a baixo índice glicêmico. Também é importante combinar certos alimentos para serem absorvidos de forma mais lenta pelo corpo. Dessa forma, o corredor pode assegurar energia durante prolongado período de tempo.
A pessoa que vai praticar uma atividade física não deve fazê-la em jejum, jamais. Se a pessoa não se alimentar, o corpo utilizará as reservas de energia nos músculos. Com isso, a fadiga aparecerá rapidamente.

 

Durante a atividade mais longa,o indicado é o consumir os alimentos de moderado a alto índice glicêmico. Isso porque no momento do exercício os hormônios presentes na nossa corrente sanguínea inibem a ação da insulina, fazendo com que consigamos absorver a glicose dentro das células, estimulada pela atividade física, e que independe da ação da insulina.

 

Lembre-se de que cada corpo necessita de um tipo de dieta e essas informações podem variar de acordo com os resultados que você deseja alcançar.

 

Vou deixar abaixo uma tabela com alguns alimentos mostrando o índice glicêmico de cada um.  Eles estão divididos em três categorias: baixo (IG menor ou igual a 55); médio (IG de 56 a 69) e alto (IG maior ou igual a 70). Confira na tabela:

indice-glicemico-2

Referência: índice glicêmico em relação à glicose = 100.

 

Bom meninas, espero que isso tenha ajudado vocês a entenderem um pouquinho sobre como funciona os alimentos na nossa dieta. Lembre-se que para perder peso, o uso de alimentos de baixo IG é sempre a melhor opção, mas procurar um especialista é a melhor forma para manter uma dieta saudável para o seu corpo.

 

Beijão a todas !

 

sorvete

 

Imagens: Reprodução/Web

 

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