Acessar versão desktop

MODA

ACESSÓRIO

BEAUTÉ

LIFESTYLE

BLOGS

MARGOT STREET

Saiba por que os emojis vão dominar o mundo

Margotmagazine avaliações no TrustedCompany.com Instagram

31 / 03/ 2017: 

 By Marcela Brown

margot na tpm

 

Aqueles que possuem o desprazer de conversar comigo via whats app sabem que nutro hábito incontrolável de enviar emojis, por vezes sem sentido e fora de contexto – hábito este, diga-se, que quase me logrou o banimento de um dos meus 158 grupos de zápi-zápi. Seria hipocrisia não admitir que me divirto às custas do não entendimento alheio. Minha mãe pergunta se eu estou bem e eu respondo com o cavalinho. Meu pai diz que vai ter churras no domingo e mando prontamente o pintinho saindo da casca do ovo ou algum símbolo aleatório na temática natureza.

giphy (4)

 

Alguns contatos adaptaram-se à minha comunicação medíocre e regozijam-se em me responder à altura, hora com a carinha de porquinho ou outro bicho qualquer, hora com o pinheiro natalino nada atemporal (tenho queda específica por emojis fora de época, isso choca as pessoas: quem me envia o rosto do Papai Noel no meio do ano tem o meu respeito).

giphy (2)

Vez por outra, quando o assunto requer maior aprofundamento teórico, perco um par de minutos redigindo uma frase de efeito, mas, antes de enviar, resolvo deletar o texto e substituir por um ou dois emojis para me fazer compreender melhor. É mais forte do que eu. Na última atualização dos meus apps, não tardou para que o emoji da menina astronauta se tornasse minha resposta predileta do momento. A sócia já se habituou a conversar comigo nesse viés tão pitoresco e somos capazes de mover montanhas por meio de sinais sem propósito.

giphy-downsized-large

As pessoas me perguntam: por quê? Eu devolvo com um unicórnio, ele fala por mais que mil palavras. Quanto mais fora de contexto o emoji, tanto maior a chance de ir para o topo dos favoritos da semana. Aliás, acredito cegamente que, depois da roda, os emojis do whats app e os botões de reação do facebook foram a melhor invenção da humanidade. Aliás, logo que, estranhamente, aderi ao face, há quase dois anos, a possibilidade única de tão somente curtir as incursões dos meus amigos pelo feed me causava uma fobia comunicacional tremenda. Nunca me sentia à vontade para curtir postagens tristes, por exemplo, ao passo que ignorar soaria ainda mais rude. A interação da rede social, como eu havia temido, era caminho de uma só via, dilema angustiante. E eis que, tempos atrás, o jovem Mark, o Einsten da rede social, nos agraciou com a incrível oportunidade de reagir às postagens da timeline nossa de cada dia. Um marco na história, eu diria.

giphy (5)

 

Pensando bem, eu diria exatamente o contrário, e cada um que processe do jeito que bem lhe aprouver. Eu diria que emojis e botões de reação são o retrato falado do retrocesso da humanidade. Um paradoxo que nos transporta do auge deste século para os confins da pré-história, quando o homem, ainda dotado de um cérebro rudimentar, expressava-se através de símbolos e desenhos.

giphy (3)

A evolução da linguagem através dos sinais foi a força motriz da civilização, mas quando chegamos onde chegamos, na apoteose da era contemporânea, voltamos a nos comunicar à la homem das cavernas, conversando através de desenhos e expressando sentimentos, emoções, ressentimentos, alegrias e raivas por detrás de carinhas infantis, bichinhos das fazendas e das florestas e outros sinais bestiais.

giphy

Linguagens esquemáticas, ou representações artísticas abstratas são, segundo Wilhem Worringer, expressões de tentativas inconscientes de reestruturação da sociedade em face a uma realidade inapreensível, inabarcável, enfim, ameaçadora. O supra sumo do nosso tempo.

 

Digo mais: quem especula que a Língua Chinesa tende a ser o próximo idioma indispensável depois da Língua Inglesa é porque não é visionário como eu. É o emojinês que vai dominar o mundo e mudar os rumos do planeta, senhores. Modéstia à parte, já sou fluente no dialeto do próximo milênio.

giphy (1)

 

Gifs: Reprodução/giphy.com



SEJA NOSSA AMIGA!

FAÇA O CADASTRO NA TUA REVISTA DIGITAL FAVORITA E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES E SORTEIOS!


Margotmagazine avaliações no TrustedCompany.com Instagram

Comentários

3

Comente

3 comentários em “Saiba por que os emojis vão dominar o mundo”

  1. paulo bassi disse:

    Embora eu deteste emojis tenho que admitir que o artigo é bom e atual.
    A preocupação fica com o prognostico sombrio da proliferação dos simbolos e carinhas de pouco ou nenhum entendimento.
    Paulo Bassi

  2. Helena disse:

    Se eu soubesse escrever tão bem quanto a autora do texto talvez pudesse expressar de uma forma mais elegante e cultural a minha total desaprovação com respostas de emojis sem sentido. Isto irrita e não leva a lugar nenhum a não ser a alegria da dita cuja em se divertir com o não entendimento do seu interlocutor .

  3. Elaine Moraes disse:

    Ameiii!!! Confesso que resistia heroicamente à vontade de colocar figuras desconexas para as estranhas questões. Mas acho que vou aderir ao emojinês nem que seja por puro sadismo…kkk

Você vai gostar também:

  • Spams, malditos spamsSpams, malditos spams   É domingo. Você está em casa trajando aquele pijama poá supimpa – o maior xodó-blaster, no mais íntimo dos seus segredos de estado. O cônjuge, por sua […]
  • Facebook: sete perguntas (pouco) frequentes Quem me conhece sabe que eu sempre disse que nunca teria um perfil no face. Mas, no rumo dos acontecimentos, fui persuadida por mim mesma a me enredar nas teias […]
  • O Natal ostentação das famosasO Natal ostentação das famosas Ei, você aí! Sim, é com você mesmo que estou falando. Com você, que decorou o pinheiro natalino com muito esmero, pendurou na lareira aquela meia tricotada pela tia-avó […]